O DESEMPENHO PROMISSOR DE ROSAMARIA NA ITÁLIA

Montibeller-Rosamaria-attacco-696x1044
Rosamaria no ataque/Divulgação Fipav

Ao fim da última temporada no Brasil, quando defendeu o Praia Clube, a ponteira Rosamaria resolveu dar uma guinada. A atleta pediu dispensa da seleção brasileira e fechou contrato para competir na Liga Italiana pelo Perugia no ano seguinte. Além disso, Rosamaria tomou as rédeas de sua carreira. Contra uma recomendação do técnico José Roberto Guimarães para jogar na ponta, ela voltou para a sua posição de origem na saída de rede. Aos 25 anos, a atleta revelada pelo projeto de Nova Trento, em Santa Catarina, demonstra estar empenhada em recuperar o seu prestígio.

A julgar pela sua performance na Liga Italiana, a escolha foi mais do que acertada. Apesar de seu time ocupar a lanterna do campeonato, individualmente, Rosamaria é um dos maiores destaques da competição. Para se ter uma ideia do seu desempenho, Rosamaria está a frente na pontuação total de uma das maiores jogadoras da atualidade, a oposta italiana Paola Egonu. Ao todo, em oito partidas, Rosamaria anotou 168 pontos contra 143 de Egonu.

A média de pontos por jogos de Rosamaria é altíssima, de 31 pontos. Com esses números, ela fica atrás somente de Camilla Mingardi que possui média de 33 pontos por jogo. No âmbito geral, após nove rodadas, Rosamaria é a 2ª maior pontuadora da Liga Italiana com 168 pontos, atrás justamente de Mingardi, com 206 pontos. Na eficiência de ataque, ela também está bem colocada em relação as outras jogadoras de sua posição, com 41% de aproveitamento. Um bom número. A liderança é de Egonu com 55% de eficiência.

Após o fracasso na transição de posição, com esse desempenho, tranquilamente, Rosamaria poderia voltar a ser convocada para a seleção. O problema na atual conjuntura é a concorrência. No momento, disputam posição com ela Tandara, Lorenne, Sheilla e Bruna Honório. O pedido de dispensa da seleção em 2019 pode pesar e ser decisivo. Com essa performance no Italiano, mesmo que fique de fora das próximas convocações do Brasil, Rosamaria está construindo uma carreira internacional, valorizando seu passe. É quase certo que ao fim da temporada, ela receba melhores propostas dos clubes italianos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s