Durante o mês de novembro, a Confederação Europeia de Voleibol anunciou os grupos do Pré-Olímpico Europeu, nos dois naipes. Na categoria feminina, o qualificatório para as Olimpíadas acontece na cidade Apeldoorn, na Holanda, entre os dias 7 e 12 de Janeiro. Já na categoria masculina, a competição pela vaga do continente europeu ocorre em Berlim, na Alemanha, entre os dias 5 e 10 de Janeiro.
A disputa europeia por um lugar nos Jogos de Tóquio em 2020 é a última chance para os países do continente conquistaram a classificação olímpica. Entre as mulheres, participam do qualificatório os seguintes países: Holanda, Turquia, Polônia, Alemanha, Bélgica, Croácia, Bulgária e Azerbaijão. Entre os homens: França, Sérvia, Alemanha, Eslovênia, Holanda, Bélgica, República Checa e Bulgária.
A fórmula da competição foi definida com as oitos seleções divididas em dois grupos, nas duas categorias. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais. Os vencedores desses confrontos decidem quem fica com a vaga olímpica em jogo único, na grande final. Nos dois naipes, os oito países foram divididos da seguinte forma:
Feminino
Grupo A – Holanda, Polônia, Bulgária e Azerbaijão
Grupo B – Turquia, Alemanha, Bélgica e Croácia
Masculino
Grupo A – Alemanha, Eslovênia, Bélgica, República Checa
Grupo B – França, Sérvia, Bulgária, Holanda
Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecem em 2020, entre os meses de julho e agosto. Será a segunda vez na história olímpica que a capital japonesa recebe o maior evento esportivo do mundo. A primeira vez foi em 1964. Na modalidade do vôlei sete países já garantiram classificação nos dois naipes. Entre as mulheres, além do país sede, no caso o Japão, disputam as Olimpíadas: China, Estados Unidos, Sérvia, Brasil, Itália e Rússia. Entre os homens: Brasil, Estados Unidos, Polônia, Rússia, Itália e Argentina.