A FASE PRELIMINAR DO EUROPEU FEMININO

Foi encerrada a fase preliminar do Campeonato Europeu Feminino de vôlei 2019. Disputado em 4 sedes, na Turquia, Polônia, Eslováquia e Hungria, a competição reúne 24 seleções do continente, divididas em 4 grupos, com 6 países cada. As quatro primeiras colocadas de cada chave avançaram para a fase eliminatória do torneio.

Os confrontos definidos das oitavas-de-final foram os seguintes: Sérvia x Romênia, Azerbaijão x Bulgária, Itália x Eslováquia, Rússia x Bélgica, Holanda x Grécia, Turquia x Croácia, Polônia x Espanha, Alemanha x Eslovênia. Os jogos acontecem nesse domingo, 1º de setembro. Os vencedores dessas partidas estarão classificados para as quartas-de-final.

Sobre a 1ª fase, um dos destaques até agora na competição é a campanha da Holanda. A laranja mecânica terminou em 1º lugar do grupo C, vencendo todos os jogos, sem ceder uma parcial sequer aos adversários. Foram 5 triunfos contra Romênia, Azerbaijão, Croácia, Estônia e Hungria, respectivamente.

Além das holandesas, um resultado da fase classificatória, também foi destaque, a ponto de bagunçar os confrontos das fases seguintes. Em jogo válido pelo grupo D, a Alemanha bateu a Rússia por 3×2, com parciais de 18/25, 25/21, 25/23, 14/25, 15/11. Com o resultado, a seleção alemã avançou em 1º do grupo e a Rússia ficou em 2º.

Ainda no terreno do inesperado, pelo grupo B, na Polônia, a favorita Itália sofreu um revés, na última rodada das preliminares, para a dona da casa, por 3×2. Tal resultado só não ameaçou a liderança das italianas na chave porque, um dia antes, a Polônia perdeu para a Bélgica, em outra surpresa do Europeu.

Já pelo grupo A, quem até o momento ficou abaixo das expectativas foi a Bulgária. Logo na estreia, a seleção búlgara foi derrotada pelas francesas, no tie-break. Detalhe: a França já foi eliminada da competição. Na sequência, duas derrotas e rendimento ruim contra as favoritas Sérvia e Turquia. Por fim, classificação garantida com vitórias sobre Grécia e Finlândia.

Pela liderança da chave, a Sérvia venceu a seleção da Turquia, em solo adversário, por 3×1, com parciais de 23/25, 25/19, 25/22, 25/22. Ao final do jogo, a levantadora da Sérvia, Maja Ognjenovic, comentou sobre a vitória contra a Turquia, com a assessoria da Confederação Europeia de Voleibol.

“Nós estamos muito felizes porque nós sabíamos que a Turquia é um bom time e esse jogo era muito importante. Os torcedores turcos são extremamente apaixonados e isso é bom para ver o jogo de casa cheia. Eu estou orgulhosa do meu time. Nós tivemos alguns altos e baixos, especialmente na terceira e quarta parcial, mas eu estou feliz que depois de perder alguns pontos, conseguimos voltar a jogar bem”.

A levantadora Maja em ação/Divulgação CEV A levantadora Maja em ação/Divulgação CEV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s