O SUBSTITUTO DE JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES

Poucos dias antes da competição feminina do torneio de voleibol dos Jogos Pan-Americanos, o técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães, anunciou que deixará o cargo após as Olimpíadas de Tóquio. Na sequência, em novas declarações dadas à imprensa, José Roberto Guimarães indicou o seu assistente técnico na seleção, Paulo Coco, para o seu lugar.

Evidente que a decisão do substituto caberá a Confederação Brasileira de Vôlei. Porém, o peso da indicação de José Roberto Guimarães, certamente, será levado em conta. Isso não quer dizer, que não exista outros nomes em condições de assumir o comando da seleção feminina. Também não dá para deixar de ressaltar, que caso Paulo Coco seja o escolhido, o legado de José Roberto Guimarães será preservado.

No entanto, uma provável escolha da CBV por Paulo Coco, poderia ser considerada problemática. As dificuldades de renovação do Brasil nesse ciclo, sob a gerência dessa comissão técnica, é apontada por muitos, como um dos motivos dos fracassos recentes da seleção feminina. Dar continuidade há algo que não vem dando certo é temeroso.

Por mais que Paulo Coco seja experiente e entenda do riscado, a seleção feminina precisa respirar novos ares. O Brasil necessita de uma guinada capaz de acolher os jovens talentos da nova geração, com outros métodos de trabalho. Talvez não haja no mercado brasileiro nome à altura para o tamanho do desafio. Um técnico estrangeiro não faria mal ao vôlei feminino do Brasil, no momento.

Além disso, a decisão da CBV sobre o substituto de José Roberto Guimarães deveria engajar os fãs. Calejados com os últimos resultados ruins e com polêmicas sobre convocações, torcedores afastaram-se da seleção feminina. Ou seja, o vôlei perdeu público. É preciso resgatar a empatia do público com a seleção. Não será com uma escolha tão conservadora, que a CBV, irá reconquistar o prestígio de outrora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s