O PAN DE LIMA

image

Teve início a disputa por medalhas nos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima, no Peru. A competição no voleibol começa no dia 31 de julho, no naipe masculino. O Brasil estreia contra o México, em jogo válido pelo grupo B. Além dos mexicanos, os brasileiros terão como adversários na 1ª fase, os Estados Unidos e o Chile. Na outra chave estão Cuba, Argentina, Porto Rico e Peru. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais. Os vencedores desses duelos fazem a grande final e os perdedores jogam pelo bronze.

No feminino, a seleção brasileira abre a caminhada pelo ouro, a partir do dia 7 de agosto, contra Porto Rico, em partida válida pelo grupo B. O Brasil ainda enfrenta na 1ª fase do Pan de Lima, os Estados Unidos e a Argentina. No outro grupo da competição estão o Peru, República Dominicana, Colômbia e Canadá. Como no masculino, os dois primeiros de cada chave conquistam a classificação para as semifinais. Os vencedores desses confrontos disputam o ouro e os perdedores jogam pelo bronze.

FAVORITISMO
Assim como em outras competições do vôlei em 2019, o Pan de Lima será esvaziado pelo aperto no calendário. Logo, as principais seleções, em sua grande maioria, não estarão com a força máxima, em virtude da coincidência de datas com o Pré-Olímpico, prioridade do ano. No caso brasileiro, teremos em quadra times alternativos. Na categoria masculina, mesmo desfalcado o Brasil é o principal favorito, seguido de perto pela Argentina, atual campeã pan-americana.

Já no feminino, a disputa promete ser muito equilibrada. Os Estados Unidos, atuais campeões, largam na frente por  possuir em seu plantel o maior número de opções em alto nível. Prova disso, foi o intenso revezamento de jogadoras na Liga das Nações 2019. O Brasil terá como principal reforço a levantadora Macris. O caminho não será fácil, porém a seleção brasileira tem grandes chances de voltar de Lima com uma medalha no peito.

A rigor, em condições normais, Estados Unidos, Brasil e República Dominicana seriam os principais favoritos ao pódio. No entanto, dadas as circunstâncias, não se pode descartar a força do Peru, dentro de casa. Além disso, colombianas e canadenses estão em plena evolução técnica. O que transforma a chave A do Pan, no grupo da morte. Também fazem frente, com chances remotas de medalha, Porto Rico e Argentina, participantes da Rio 2016.

A TABELA DO BRASIL NO PAN DE LIMA
Masculino
31/07 Grupo B 22:30 Brasil x México
01/08 Grupo B 22:30 Brasil x Chile
02/08 Grupo B 22:30 EUA x Brasil
Feminino
07/08 Grupo B 15:00 Brasil x Porto Rico
08/08 Grupo B 15:00 Brasil x Argentina
09/08 Grupo B 15:00 EUA x Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s