A cidade de Uberlândia será sede do Pré-Olímpico feminino de vôlei. O anúncio foi feito na semana passada pelo prefeito da cidade, Odelmo Leão. A informação foi confirmada pela Confederação Sul-americana de Vôlei, CSV, responsável pela organização do evento. A competição será disputada no comecinho de Agosto, de quinta a sábado, entre os dias 1º e 3, na Arena Sabiazinho.
Segundo fontes da imprensa, o ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, era o favorito para sediar o qualificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. No entanto, de acordo com Marco Túllio Gomes, vice-presidente da CSV, a mudança de governo do estado de Minas Gerais e algumas “situações” de leis de incentivo inviabilizaram o processo de escolha.
Com as dificuldades para realizar o Pré-Olímpico em Belo Horizonte, Uberlândia encaminhou sua candidatura e a CSV conseguiu convencer a Federação Internacional a mudar a cidade da competição. A escolha surpreendeu e foi concluída em sigilo nos bastidores.
O Brasil está no grupo D do Pré-Olímpico Feminino como cabeça de chave, ao lado de República Dominicana, Azerbaijão e Camarões. Caberia a CBV, a prioridade para organizar o evento, mas os altos custos deixaram toda a responsabilidade para a Confederação Sul-americana, em comum acordo com a Federação Internacional. O lançamento oficial do qualificatório olímpico está previsto ainda para o mês de junho.