A LIGA DAS NAÇÕES FEMININA 2019

image

Começa hoje para o Brasil a Liga das Nações Feminina 2019. Em Brasília, no ginásio Nilson Nelson, as brasileiras estreiam contra as chinesas, a partir das 20h, com transmissão do SPORTV 2. Além da China, nessa primeira semana de competições, o Brasil enfrenta República Dominicana e Rússia. As expectativas brasileiras na VNL 2019 não são das melhores.

A seleção convocada por José Roberto Guimarães sofreu com várias baixas. A despeito de utilizar o septeto do Minas, campeão da Superliga, como base para a seleção brasileira, José Roberto encarou um inesperado revés. A oposta Bruna Honório foi diagnosticada com um tumor no coração, na semana passada.

Logo, sem ainda contar com Tandara, o campeoníssimo técnico possui como opção no banco para os primeiros jogos, as inexperientes Paula Borgo e Lorrene. Talvez, ele realize algum improviso na posição. Sorte do Brasil que, a China não está completa, por já estar garantida nas finais, como país sede.

Sobre os confrontos contra Rússia e República Dominicana, o Brasil irá encontrar resistência e os duelos deverão ser parelhos. Com um grupo renovado, a Liga das Nações será importante para as brasileiras ganharem ritmo de jogo, volume e consistência tática para o principal compromisso do ano, o Pré-Olímpico.

E não será apenas o Brasil, a utilizar a Liga das Nações como preparação para o Pré-Olímpico. Com o calendário apertado, e o recente fim da temporada de clubes, muitas seleções não estarão com a força máxima, pelo menos, nas primeiras semanas da VNL. Um exemplo é a Sérvia, atual campeã mundial, que vai utilizar um time alternativo para priorizar outras competições.

Dadas as circunstâncias, vale uma crítica à FIVB. Lançada com pompa, em 2018, sendo a principal competição anual da federação, com objetivo de alcançar o sucesso das ligas profissionais americanas, a Liga das Nações inicia sua edição em 2019, esvaziada, pela desorganização do calendário. Uma lástima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s