O SUL-AMERICANO DE CLUBES 2019

Começa hoje, na Arena Minas, em Belo Horizonte, o Sul-Americano de clubes 2019. Sede da competição, nos dois naipes, o Minas Tênis Clube está representado nas duas categorias do torneio. Atuais campeões da Superliga, Praia Clube e Cruzeiro, são os outros dois times brasileiros participantes, no feminino e masculino, respectivamente.

O formato de disputa do campeonato difere nas duas versões. Na versão feminina, cinco equipes lutam pelo título sul-americano 2019, em turno único, todos contra todos. A equipe com maior número de vitórias será campeã.

Já no masculino, seis equipes divididas em dois grupos, com três equipes cada, jogam a 1ª fase. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais. Os vencedores desses confrontos decidem o título na grande final.

A julgar pelas equipes participantes do Sul-Americano feminino, dificilmente, Praia Clube ou Minas, não serão os campeões em 2019. Apenas uma hecatombe poderá impedir o título de um dos times mineiros na competição.

Para o Praia, será a prova de fogo do ano. O atual campeão da Superliga ainda não conseguiu vencer o Minas na temporada. Foram 3 derrotas, em 3 jogos, no Campeonato Mineiro, no turno da Superliga e na final da Copa do Brasil.

Já o Minas, atual campeão sul-americano, terá a chance de ratificar o título do ano passado. Isso porque, para receber o torneio na edição de 2018, em seu ginásio, o clube da Rua da Bahia contou com uma forte política de bastidores. Com o apoio de sua fanática torcida, o Minas bateu o favorito Sesc/Rio de Bernardinho.

No naipe masculino, o nível de competição deverá ser maior que o feminino. Mesmo sendo favorito absoluto, o Cruzeiro não deve encontrar vida fácil. Além de enfrentar o Minas, em seus domínios, o atual tricampeão sul-americano, vencedor de 5 títulos do torneio, terá pela frente o UPCN, campeão da última temporada da liga argentina, campeão sul-americano em 2015, contra o Cruzeiro, dentro de casa.

O retrospecto do time celeste na récem-criada Libertadores do Vôlei confirma esse indicativo. Em duelo diante de times argentinos inferiores ao UPCN, o Cruzeiro saiu derrotado por duas vezes, em 4 jogos. Além dos vizinhos rivais, o Minas será uma das ameaças ao favoritismo cruzeirense. Franco-atirador, o Minas não poderia ser descartado da disputa do título.

Libertadores do Vôlei
Encerrada na semana passada, a Libertadores do Vôlei, no naipe masculino, está sendo apontada como provável substituta do Campeonato Sul-americano. Com o inchaço do calendário, as federações estudam a possibilidade de mudança. Recentemente, o blog Saída de Rede, do UOL, também apontou modificações na disputa do Mundial de Clubes.

De acordo com eles, a FIVB estuda realizar o torneio, em um jogo único, entre o campeão europeu e o campeão sul-americano. Tais alterações seriam providenciais. Ultimamente, os critérios técnicos utilizados para escolher as sedes das competições e os convites realizados aos clubes, para a disputa dos campeonatos, são extremamente nebulosos. Falta clareza e há favorecimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s