A Itália não cedeu à pressão do Japão, dono da casa, e conquistou uma vitória suada no tie-break, com parciais de 25/20, 22/25, 25/21, 19/25, 15/13, pelo Campeonato Mundial feminino de vôlei. Após o triunfo, as italianas garantiram classificação para a semifinal do Mundial 2018. A outra vaga do grupo G, ficou com a Sérvia, que havia batido o Japão por 3×0, na estreia da 3ª fase. Na próxima rodada, Itália e Sérvia duelam pela liderança da chave. O jogo irá definir posições para os confrontos das semifinais. O canal SPORTV transmite a partida, nessa madrugada, a partir das 4h. Pela internet, o jogo será exibido pelo canal da FIVB.
NÚMEROS
A oposta Paola Egonu foi a maior pontuadora do confronto, com 36 pontos. No lado japonês, a central Araki marcou 17 pontos. No entanto, no aproveitamento de ataque, a jogadora japonesa teve maior eficiência do que o destaque individual italiano. Isso se explica, pelo número de bolas recebidas por cada jogadora e pela posição de jogo, de cada uma delas. Enquanto Egonu recebeu 58 bolas e colocou 34 no chão, Araki definiu 14 bolas, em 23 tentativas.
Além disso, as japonesas conseguiram equilibrar o duelo com as italianas explorando a deficiência do adversário na recepção. Dessa forma, seu sistema defensivo funcionou melhor e provocou uma reparação de danos em relação aos ataques de Egonu. Contudo, não foi o suficiente. Mesmo errando menos, defendendo mais, tendo uma virada de bola mais eficiente, o Japão perdeu o jogo no bloqueio. A questão física pesou.
ITÁLIA Malinov (2), Egonu (36), Danesi (13), Chirichella (11), Bosetti (7), Sylla (19), De Gennaro (0). Entraram: Cambi (0), Pietrini (1). Técnico: Davide Mazzanti
JAPÃO Tashiro (1), Shinnabe (15), Araki (17), Okumura (6), Kurogo (3), Koga (16), Kobata (0), Inoue (0). Entraram: Tominaga (0), Nagaoka (2), Ishii (15) Uchiseto (0). Técnico: Kumi Nakada
