OS GRUPOS DO MUNDIAL MASCULINO

image

Iniciada a disputa do Campeonato Mundial Masculino, veja a seguir um apontamento com as chances de cada seleção em seus grupos.

GRUPO A ITÁLIA ARGENTINA BÉLGICA JAPÃO ESLOVÊNIA REP. DOMINICANA

Donos da casa, os italianos estrearam no Mundial com vitória sobre o Japão. Mesmo ainda tendo certa tradição no vôlei masculino, os japoneses não são um adversário a altura para avaliar o nível de jogo da Itália. Como sede do campeonato, pela segunda vez, em oito anos, e com retrospecto de vitórias de Polônia e Brasil, dentro de seus domínios, no Mundial 2014 e na Rio 2016, existe um grande peso para a Itália nesta competição. Talvez, o seu grupo, seja o mais equilibrado da 1ª fase. Aos italianos, é importante avançar em 1º do grupo, mas não será fácil. Argentina, Bélgica e Eslovênia são adversários que podem complicar os jogos. Provavelmente, estes serão os quatro classificados do grupo, sem definição de posicionamento, dado o equilíbrio. No entanto, Japão e República Dominicana possuem chances de avançar de fase e não podem ser descartados.

JOGOS-CHAVES 12/09 BÉLGICA X ARGENTINA 13/09 ITÁLIA X BÉLGICA 15/09 ITÁLIA X ARGENTINA 15/09 BÉLGICA X ESLOVÊNIA 17/09 ARGENTINA X ESLOVÊNIA 18/09 ITÁLIA X ESLOVÊNIA

GRUPO B BRASIL FRANÇA CANADÁ HOLANDA CHINA EGITO

Atual campeão olímpico, o Brasil terá um grande desafio nesse Mundial. Sem contar com Lucarelli e Maurício Borges, será uma tarefa hercúlea, honrar a tradição e repetir o feito de chegar a final, como nos últimos quatro Mundiais. Para começar, a 1ª fase será complicada. Como os resultados são acumulativos e carregados para a fase seguinte, o Brasil não pode sonhar em perder na 1ª fase. Seus principais adversários são nada menos que: a França, favorita ao título e detentora do melhor voleibol na atualidade, e o Canadá, seleção que mais evoluiu nos últimos anos no cenário internacional, dirigida pelo atual técnico campeão mundial, o ex-jogador francês Stéphane Antiga. Não será permitido ao Brasil tropeçar contra as outras seleções do grupo. China, Holanda e Egito devem duelar pela última vaga do grupo para passagem de fase.

JOGOS-CHAVES 13/09 BRASIL X FRANÇA 17/09 BRASIL X CANADÁ 18/09 CANADÁ X FRANÇA

GRUPO C EUA RÚSSIA SÉRVIA AUSTRÁLIA CAMARÕES TUNÍSIA

Se o grupo A pode ser considerado o mais equilibrado, o GRUPO C é o temido grupo da morte. Estados Unidos, Rússia e Sérvia são seleções de tradição com vitórias olímpicas. Atual campeã da récem-criada Liga das Nações, a Rússia é a favorita do grupo. A seleção sérvia ficou de fora dos últimos Jogos Olímpicos, mas foi campeã da Liga Mundial 2016 e não pode ser subestimada. Já os Estados Unidos encontrou uma formação titular que possibilita ao experiente atacante Anderson, um dos melhores jogadores do mundo, jogar na sua posição de origem ou não, dando outra perspectiva ao time. Passar em 2º e 3º neste grupo, ou com mais de uma derrota, praticamente inviabiliza as chances de título. Mesmo que o sérvios não sejam mais os mesmos, americanos e russos irão travar uma batalha para não carregar derrotas para a outra fase.

JOGOS-CHAVES 12/09 EUA X SÉRVIA 15/09 EUA X RÚSSIA 18/09 SÉRVIA X RÚSSIA

GRUPO D BULGÁRIA POLÔNIA IRÃ CUBA FINLÂNDIA PORTO RICO

Bulgária e Polônia são as seleções mais tradicionais desse grupo. Anfitriãs e atuais campeãs do mundo, respectivamente, elas devem duelar pelo 1º lugar do grupo. A Polônia tem chances na defesa do título de 2014. Dona da casa, a Bulgária sonha em ir além do 3º lugar do Mundial de 2006. Para atrapalhar o caminho das duas seleções, os iranianos, únicos com chances de surpreender no grupo. Talvez, essa seja a grande oportunidade do Irã firmar-se entre os primeiros, além de suas vitórias esporádicas contra as grandes potências. Finlândia, Cuba e Porto Rico devem disputar à foice a última vaga do grupo.

JOGOS-CHAVES 13/09 IRÃ X BULGÁRIA 17/09 IRÃ X POLÔNIA 18/09 BULGÁRIA X POLÔNIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s