BRASIL DEFENDE LIDERANÇA NO RANKING INTERNACIONAL

A seleção brasileira masculina de vôlei é líder do ranking da FIVB há quase 17 anos. A trajetória de títulos da era “Bernardinho” iniciou a arrancada do Brasil, rumo ao 1º lugar. O feito não é pequeno. Pode-se afirmar que o ranking não é importante. Porém, há controvérsias. A critério de organização de suas competições, a FIVB baseia o chaveamento e a disposição das seleções em seus torneios, através do ranking internacional.

Logo, quanto melhor o desempenho de uma seleção, nas competições da FIVB, melhor o seu posicionamento. Claro que, nem tudo é perfeito. Existem distorções no sistema. No caso dos Jogos Olímpicos, como a disputa é restrita, apenas quem participa pontua de forma relevante. Muitas seleções de bom nível técnico ficam de fora. Outras não muito boas, competem devido à distribuição equânime das vagas.

1ºLUGAR
Com o retrospecto vitorioso da seleção brasileira masculina, mesmo no jejum de grandes títulos no período 2011-2015, o Brasil manteve o 1° lugar no ranking internacional. Isso porque, quase sempre subimos ao pódio. Foram raras às vezes em que não figuramos entre os três primeiros colocados. De fato, no último ciclo olímpico, houve uma alternância no rol de vencedores, o que contribuiu para a manutenção da liderança brasileira.

Após a criação da Liga das Nações, substituta direta da Liga Mundial, a FIVB ainda não realizou uma atualização no ranking internacional. A última mudança ocorreu em meados de 2017. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o ranking deve ser alterado depois do Campeonato Mundial. Para o Brasil continuar à frente, ele precisa vencer a competição, repetir o vice-campeonato de 2014, torcer para seus adversários diretos não conquistarem o título ou ficarem posicionados atrás de nossa seleção.

Abaixo o ranking internacional, em sua última atualização.

image

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s