A seleção brasileira feminina de vôlei perdeu o primeiro jogo, de uma série de 4 jogos, com os EUA, em Brasília, por 3×1, com parciais de 25/19, 25/18, 26/28, 25/16. O Brasil cedeu muitos pontos em erros de ataque, em virtude da pressão do bloqueio americano. Era visível a falta de ritmo de jogo das brasileiras. O destaque individual da partida foi a central americana Gibbemeyer. Pelo lado brasileiro, a entrada de Rosamaria recolocou o Brasil no jogo, porém não foi o suficiente para a conquista da vitória.
RESUMO
O Brasil começou o jogo com um excelente nível de saque. As americanas equilibraram as ações com pressão no bloqueio. As brasileiras perderam a paciência no ataque e cederam muitos erros no fundamento. José Roberto sacou Tandara da partida, com Thaísa de oposta na inversão da rede. Os Estados Unidos tinham o domínio do jogo. Com grande eficiência no saque e bloqueio, as americanas venceram os dois primeiros sets com certa facilidade.
José Roberto colocou Rosamaria no lugar de Amanda. O Brasil ganhou em aproveitamento de ataque. As brasileiras diminuíram o número de erros e venceram o 3° set na margem mínima. Na parcial seguinte, o volume de jogo das duas seleções cresceu. A diferença estava no aproveitamento dos contra-ataques. Enquanto as americanas confirmavam os pontos, as brasileiras eram neutralizadas pelo sistema defensivo dos Estados Unidos.
BRASIL Roberta, Tandara, Amanda, Gabi, Bia, Adenízia, Gabiru. Entraram: Dani Lins, Thaísa, Rosamaria. Técnico: José Roberto Guimarães
EUA Hancock, Lowe, Bartsch, Parson, Gibbemeyer, Adams, Courtney. Entraram: Carlini, Drews. Técnico: Karch Kirally
