A Confederação Brasileira de Voleibol anunciou na semana passada, a primeira lista de convocados para o Campeonato Mundial 2018. No masculino, foram chamados pelo técnico Renan Dal Zotto, 15 atletas e um convidado. São eles: os levantadores Bruno e William, os opostos Evandro e Wallace, os centrais Lucão, Éder, Maurício Souza e Isac, os ponteiros Lipe, Lucas Lóh, Lucarelli, Douglas Souza, Rodriguinho e Victor Birigui, e o líbero Thales. O grupo contará ainda, como convidado, com o ponteiro Kadu.
A apresentação dos convocados será dividida em dois grupos. O primeiro no dia 17 de julho e o segundo dia 23 de julho. A baixa na seleção, em relação ao time que disputou a Liga das Nações, ficou por conta do ponteiro Maurício Borges. Após lesão no joelho direito, na fase final da mesma competição, o jogador terá que operar e está fora do Campeonato Mundial.
No feminino, o técnico José Roberto Guimarães divulgou uma lista inicial com 11 convocadas. Nas próximas semanas, serão anunciados outros nomes. Fazem parte da lista, as atletas: a levantadora Roberta, a oposta Tandara, as centrais Adenízia, Carol e Bia, as ponteiras Gabi, Natália, Amanda, Drussyla e Rosamaria, e a líbero Gabiru. Elas se apresentaram no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), hoje, dia 16 de julho.
O Campeonato Mundial de Voleibol é disputado de 4 em 4 anos, sendo a principal competição do esporte no calendário de 2018. O torneio masculino acontece na Itália e Bulgária, entre os dias 9 e 30 de setembro. O Brasil está no grupo B ao lado de França, Holanda, China, Egito e Canadá. A versão feminina será no Japão, entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro. As brasileiras estão no grupo D, composto ainda por: Sérvia, República Dominicana, Porto Rico, Cazaquistão e Quênia.